21 de junho de 2011

Mitos e Verdades Sobre o Café e a Saúde

Ok. Chega de comentários sem fundamentos, e vamos aos estudiosos do caso:

Universidade de Harvard: Constatou que o café diminui o risco de diabetes 2, desde que consumido regularmente e do tipo descafeinado. Também evidenciou uma relação positiva no menor número de pacientes com câncer de colon e reto, nos consumidores habituais de café, além de que o café diminui em até 20% a doença de mal de Parkinson.

USP: Constatou que o café aumenta o número de chances de fecundação, quando é consumido regularmente pelos homens, pois a caféina acelera a mobilidade dos espermatozóides.

Universidade Federal do Rio de Janeiro: Acompanhou 100 mil estudantes por 10 anos e constatou menor número de casos de depressão e dependência química em consumidores regulares de café.

Universidade John Hopkins - EUA e Fundação Britânica de Cardiologia: A universidade de John hopkins acompanhou ex-universitários americanos por 20 anos e constatou pequena influência do café no aumento da pressão a longo prazo, enquanto a Fundação Britânica de Cardiologia constatou que a cafeína pode causar arritmia, mas apenas para quem tem pré-disposição ao problema.

Bebidas que tem mais cafeína que o café: Guaraná, refrigerante de cola, chá preto e bebidas energéticas.

Todos os estudos comprovam que a cafeína tem mais benefícios que malefícios desde que consumida regularmente e sem excessos. Na verdade nada na vida deve ser consumido excessivamente.

No café a variedade arábica tem 1,4% de cafeína e a variedade conilon tem 2,5% de cafeína.